
X COLÓQUIO

O GRUPO DE PESQUISA MULHERES EM LETRAS
O Grupo de Pesquisa Mulheres em Letras, vinculado à Faculdade de Letras da UFMG desde 2006, e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, é formado por mestres e doutoras que se reúnem regularmente com o propósito de estudar a produção literária de autoria feminina, discutir textos acadêmicos e, também, planejar eventos e pesquisas em conjunto.
Dentre as teses e dissertações defendidas por integrantes do grupo, há estudos sobre a obra de Ana Cristina Cesar, Beatriz Brandão, Cecília Meireles, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Henriqueta Lisboa, Hilda Hilst, Lya Luft, Lygia Fagundes Telles, Maria Helena Cardoso, Nélida Piñon, entre outras.
A origem deste grupo tão especial data de 2006, quando a professora dra. Constância Lima Duarte ofereceu a disciplina "Estudo de Escritoras Mineiras", na Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários, da UFMG. Depois, vieram outras disciplinas, as reuniões de trabalho, e os laços da amizade se fortaleceram, bem como os objetivos comuns de dar visibilidade à literatura produzida por mulheres.
Para formalizar a produção que vem sendo realizada desde então, o grupo lançou-se na desafiante proposta de produzir o "Colóquio Mulheres em Letras", que em 2026 terá sua 10ª edição; lançou o Jornal Mulheres em Letras, que se transformou na Revista Mulheres em Letras e está em sua 17ª edição; tem produzido antologias com textos produzidos pelas integrantes do grupo e participantes dos Colóquios; participa de eventos nacionais e internacionais que priorizam a produção literária de mulheres e mantém vivo o desejo de pesquisar, estudar e dar visibilidade à literatura de autoria feminina.
COLÓQUIO MULHERES EM LETRAS
O Colóquio Mulheres em Letras é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Mulheres em Letras.
Até o momento foram organizados cerca de doze eventos, entre colóquios, encontros e jornadas, contando sempre com expressiva participação de estudantes e professores da UFMG e de outras instituições de ensino superior do país. Sua realização tem permitido um profícuo debate em torno da temática, e se configura como legitimo fórum para a divulgação de estudos sobre autoria feminina no âmbito acadêmico nacional.
Quer saber mais sobre os Colóquios anteriores? CLIQUE AQUI